A criatividade no ambiente corporativo


Para o dia 17 de novembro, o dia da criatividade, o Grupo Nortearh propõe a todos os seus parceiros a reflexão de que um ambiente corporativo criativo é um ambiente de sucesso e  portanto é bastante sensato fundamentar esse olhar, principalmente para os profissionais de Recursos Humanos.
Um fato comprovado pela ciência é o alto potencial criativo do ser humano, é esse fato, que nos diferencia de outras espécies e é sábio e saudável o seu cultivo. A capacidade criativa sempre foi objeto de estudo e segundo Ghiselin (1952), criatividade “é o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva”.
Em nossa atual sociedade, muitos de nós vivemos na “cultura da conformidade”, em que indivíduos em variados âmbitos, principalmente no profissional são desencorajados a apresentar soluções criativas.
Esse cenário envolvendo tais protagonistas um tanto quanto ociosos é encontrado nas mais variadas empresas e negócios. Entretanto, ao invés de aceitar essa então denominada "cultura de conformidade", é preciso contestar e agir em prol da "cultura da criatividade". 

Mas afinal o que é ser criativo?

Ação e Pro atividade:  
Apresentar soluções originais a problemas e situações com as quais se deparam.
Ir alem: Formular problemas e questões. Ter habilidade analítica de explorar problemas, procurando entender suas partes e o todo.
Buscar evoluir: Está interessado em melhorar, adaptar e/ou modificar ideias e sistemas já existentes. Ter habilidade de adaptar-se a novas situações, enxergar oportunidades e disposição de buscar soluções inovadoras.

Inteligência emocional: Ter a facilidade de lidar com a complexidade e situações de pressão. Exibir uma espécie de humor que muitas vezes não é compreendida pelos demais.
A criatividade é um dos maiores, se não, o  bem mais importante de um ambiente corporativo, ela deve estar presente em todos os departamentos de uma empresa. É necessário incentivá-la e cultuá-la.
Para isso, é necessário se pensar no processo criativo como um todo, e esse começa através do questionamento que abre a busca para novos caminhos e soluções. Pergunte a seus funcionários o que eles necessitam para desempenhar melhor suas atividades.

A proposta aqui é um ambiente que ofereça suporte para que a criatividade floresça. Em outras palavras, isso requer uma gestão orientada à meta de obter um ambiente de elevada produtividade.

De acordo com a Revista Espaço Acadêmico, os principais tópicos para a construção deste ambiente são:

§         Desenvolva um ambiente que estimule e ofereça suporte a ideias originais.
§         Permita que os profissionais tenham mais acesso às informações da instituição.
§         Faça uma chamada de propostas de idéias sobre como a instituição pode se tornar um ambiente de maior produtividade e mais inovação.
§         Promova a colaboração. Dê suporte a abordagens inovadoras de gestão em todas as áreas.
§         Demonstre respeito às individualidades dos profissionais e estimule ações ousadas e de desafio.
§         Estabeleça metas de criatividade e inovação para a instituição, bem como, mecanismos para estimular e recompensar.
§         Desenvolva programa de capacitação orientada às metas institucionais.
§         E, mais importante, faça os profissionais da instituição se sentirem parte dela

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More